Valorize seu dia

Valorize o seu dia. Isso mesmo: valorize o seu dia. Porque é tão importante este ensejo que a Divindade nos concede, que não poderíamos atirar fora de nenhuma maneira.

Cada dia que passa para nós é uma oportunidade que não volta, parecendo as  águas de um rio que vão para o mar. O rio está sempre correndo, mas aquelas águas que passaram, já passaram.

Então, cada dia é um dia que a gente não retoma. Por causa disso, ao levantarmos pela nossa manhã, ao abrirmos os olhos e dando-nos conta de que estamos vivos no corpo e que não sabemos o que enfrentaremos pelos caminhos, o que acharemos pelas estradas, o tipo de luta com que nos defrontaremos, as experiências, as dificuldades, as expiações, os testemunhos que nos aguardam, ignoramos completamente quais sejam ou quais serão.

Por causa disso, quando abramos os olhos, dirijamos a nossa oração ao nosso Criador. Agradecendo primeiro, porque estamos vivos no corpo, depois pela nossa família, pelos nossos afetos, por todos aqueles que vão compor a história daquele dia, a história do nosso dia que estará começando.

Por causa disso, não nos preocupemos com aquilo que as pessoas dirão a nosso respeito. Afinal de contas, é tão importante que nós sejamos responsáveis por nós próprios. Imaginar que alguém esteja falando de nós, tramando contra nós, é tolice. Porque as pessoas falam o que desejam falar. Quantas vezes nós também já deveremos ter falado alguma coisa nada agradável sobre os outros, que nem ficaram sabendo? Por essa razão, não há porque estarmos neuroticamente preocupados com a opinião alheia.

É natural que nós devamos ser cordatos, amigos, fraternos, simples na relação com as pessoas, mas, sabedores que teremos que dar satisfações a nós próprios. Sim, somos nós as pessoas que devem se respeitar mais a si mesmas, nós. Se quisermos o respeito alheio, primeiro deveremos nós mesmos exercitar esse auto-respeito.

Não nos importe o que se esteja pensando contra nós ou a favor de nós. As pessoas que são nossas amigas, elas fazem um juízo muito bonito a nosso respeito. Todos os nossos amigos gostam de nós, mesmo quando brigam conosco ou mesmo quando discordam da gente, eles nos gostam, eles nos adoram, gostam muito de nós.

E deste modo, temos sempre que desconfiar, no sentido de estar atento, às opiniões dos nossos amigos. Eles têm sempre um açúcar a mais a colocar na nossa vida, felizmente. Mas quando os inimigos falarem contra nós, não há porque nos atormentar, porque o inimigo quer sempre apimentar um pouco mais a nossa realidade, ele quer sempre nos colocar um pouco mais baixo do que realmente somos e deste modo, os extremos sejam sempre alvos de nossa desconfiança.

Nem aqueles que nos elogiem muito, nem aqueles que nos depredem muito.

O importante é que nós saibamos, nesse esforço do auto conhecimento, quem de fato nós somos. Não tratemos de ficar procurando criar uma imagem nossa para os outros. Bom será que nós aprendamos a desenvolver uma imagem que sirva para nós; que sirva para os outros.

Não é importante que saiamos dizendo a cada hora, a cada dia, que acreditamos em Deus, que cremos em Deus, se a nossa vida não é vivida como quem crê em Deus. Mais importante do que nós afirmarmos crer em Deus, é termos o estilo de vida diária que permita que Deus creia em nós.

É dessa maneira, que ao fazermos a nossa oração no final do dia, agradecidos pelo dia que tivemos, por tudo quanto transcorreu, pelo nosso sorriso, pela nossa lágrima, pelas perdas, pelas necessidades, pelas enfermidades, por tudo; orando a Deus e agradecendo-Lhe por isso, nós estaremos demonstrando esse espírito de fidelidade a Ele, pela vida que nos deu. De agradecimento a Ele pela oportunidade que nos trouxe, que nos concedeu. E gradativamente nós vamos aprendendo a valorizar o nosso dia.

Vemos que essas 24 horas cheia ou cheias de sentido para nós, devem trazer no seu bojo, no seu seio essas bênçãos, essas maravilhas de saber lidar com as pessoas, de saber lidar com a família, mas primordialmente de saber lidar conosco. E é dessa maneira que, aos poucos, nós iremos vivendo, cada dia, como sendo essa pérola, essa pedra preciosa do grande colar da vida.

Umas maiores, outras menores, umas mais brilho, outras com menos brilho, mas todas muito importantes, porque todas serão as pérolas de Deus aos nossos cuidados.

Deste modo, cabe-nos dizer, a nós mesmos, que estamos felizes com a vida e porque estamos felizes com a vida, não há porque descurar do nosso dia. Aproveitar o nosso dia, valorizar o nosso dia, é fazer tudo quanto nesse dia possamos fazer. Entre trabalho e repouso, entre bênçãos de lutas, de lágrimas e bênçãos de sorrisos, oferecer o nosso melhor, realizar o nosso melhor e aguardar o próximo amanhã que Deus nos dará.


Transcrição do Programa Vida e Valores, de número 99, apresentado por Raul Teixeira, sob coordenação da Federação Espírita do Paraná.