Porque Estudar?

Esta campanha é uma proposta do Departamento de Estudos com o objetivo de divulgar a importância do estudo aos dirigentes, trabalhadores e frequentadores do CEVP.

Devida à correlação, Evangelho e Doutrina Espírita precisam ser estudados simultaneamente, conjugando e integrando os seus princípios para a formação da verdade. Por isso, a Campanha  “Porque Estudar” é constituída de referências doutrinárias e evangélicas com o objetivo de demonstrar esta necessidade. O conhecimento da codificação elaborada por Kardec associado aos princípios do Evangelho promove a iluminação da consciência levando o homem a se educar pela busca de novos hábitos de vida em sua forma de pensar, sentir e agir e a se transformar moralmente pela aquisição das virtudes e da vivência da verdade atendendo aos desígnios de Deus para todos nós. Allan Kardec define que para conhecer a Doutrina Espírita é necessário estudá-la metodicamente. Importante compreendermos que método é um “procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa“ como também um “processo organizado, lógico e sistemático de instrução”. (Dicionário Houaiss)

A campanha é um convite para a conscientização da necessidade constante de se dedicar ao estudo devido ao nosso limitado conhecimento da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus mediante à grandeza da revelação divina que nos aguarda. Importante imprimir em nossos estudos o caráter sério conforme a definição de Allan Kardec, “o que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá” (O Livro dos Espíritos - Introdução, item 8)



A Doutrina Espírita nos revela que estamos em evolução na busca da nossa perfeição como criaturas divinas. Este progresso espiritual tem sido obstado pelo desconhecimento das leis evolutivas que regem a nossa relação consciencial com o Criador. Conhecer estas leis que governam a vida é fundamental para conseguirmos avançar em nossa jornada evolutiva. 

Jesus veio ao plano físico nos ensinar as leis divinas para impulsionar a nossa ascensão espiritual. Com a sua didática perfeita codificou as leis de Deus em forma de parábolas e contexto de vida da época para adequá-las à nossa limitação espiritual. Precisamos estudar o Evangelho com o auxílio dos princípios espíritas para aprender a extrair do texto as leis supremas que definem o código de conduta para nossas vidas. 

Por isso o Evangelho é “O Caminho” “para a redenção do homem espiritual, em marcha para o amor e sabedoria universais” constituindo o único roteiro eficaz para a nossa evolução; “A Verdade”, “o Código de Princípios Morais do Universo” que expressam as leis de Deus; “A Vida”, “a ascensão da consciência à imortalidade”, estado de bem-aventurança proporcionado pela paz que provém de Deus. Assim “para a iluminação do íntimo, só temos no mundo o Evangelho do Senhor, que nenhum roteiro doutrinário poderá ultrapassar.” 

Somente pela vivência dos ensinamentos de Jesus podemos extirpar do nosso íntimo as trevas da ignorância e da maldade para fazer surgir a luz da sabedoria e da bondade. Nenhuma outra doutrina na Terra tem esse poder, pois estão encharcadas de princípios humanos que elegem os valores da paixão. 

“A tarefa do Evangelho, junto das almas encarnadas na Terra, é a mais importante de todas” visto que a nossa necessidade precípua no estágio evolutivo que encontramos é aprender a amar e o Evangelho, explicado pela Doutrina Espírita, tem esse poder de desentranhar as potencialidades divinas que trazemos para fazê-las crescer e frutificar nas diversas expressões de amor nos elevando a Deus. 

Considerando a Doutrina Espírita como o Cristianismo Redivivo, “a necessidade imediata dos arraiais espiritistas é a do conhecimento e aplicação legítima do Evangelho, da parte de todos quantos militam nas suas fi leiras, desejosos de luz e de evolução”, caso contrário, o espiritismo não cumprirá sua missão pelo fato dos espíritas não conhecerem e vivenciarem o Evangelho.


Fonte de pesquisa: https://www.uemmg.org.br