Evangelho no Lar e no Coração

“Quando o Evangelho penetra o lar, o coração abre mais facilmente a porta ao Mestre Divino.” Emmanuel

                A importância do lar na educação moral

É no lar que os Espíritos se reencontram,  sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem no campo afetivo, a fraternidade, a solidariedade, enfim, os sentimentos derivados do amor. Assim, a função educadora e regeneradora da família é extremamente delicada e importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade de ascensão na  escala evolutiva, através de novas experiências, no campo intelectual e moral. Coerente com essa visão, afirma Emmanuel: “A melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento  e do caráter.”

Os espíritas, em particular,  precisam compreender a necessidade do culto do Evangelho no Lar. Pelo menos, semanalmente, é aconselhável se reúna com os familiares ou com alguns parentes capazes de entender a importância da iniciativa, em torno da Doutrina Espírita, à Luz do Evangelho do Cristo e, sob a cobertura moral da oração.

Como fazer o Evangelho no Lar?

•Crianças também podem fazer parte da reunião.

•Pode ocorrer a presença de visitantes ocasionais e, neste caso, podem ser convidados a participar;

•O tempo da reunião deve ser, no máximo, de 30 minutos;

•Evitar a manifestação mediúnica de Espíritos;

•Separar uma jarra ou copos com água para fluidificar.

Roteiro  para  a  reunião

  • Marcar dia e horário
Escolher um dia e horário da semana e convidar todos aqueles que moram conosco, se não puderem ou não quiserem participar, faremos sozinhos, só fisicamente, na certeza de que Jesus se fará presente através de seus Mensageiros.

  • Prece Inicial
Prece simples e espontânea. Podemos fazer a Prece do “PAI NOSSO”, ensinada por Jesus,  pausadamente, prestando atenção em todas as suas frases.

  • Leitura do Evangelho de Jesus
Fazer a leitura de um item do Evangelho Segundo o Espiritismo, em for- ma sequencial ou de maneira aleatória, lendo um pequeno trecho em cada reunião.

  • Leitura de um texto complementar doutrinário
Pode-se fazer a leitura de um texto complementar doutrinário pertinente a um livro de Mensagens (ex: Fonte Viva, Pão Nosso, Sinal Verde).

  • Comentários sobre os textos lidos
Fazer comentários breves sobre os textos lidos, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus, para a sua aplicação na vida diária. Evitar comparações ou  comentários que desmereçam pessoas ou religiões. No Evangelho busca-se a aquisição de valores maiores, tais como a benevolência e a caridade, a compreensão e a humildade, não cabendo, dessa  forma, qualquer conversação menos edificante nem críticas ou insinuações aos presentes.

  • Vibrações
Vibrar é doar e todos possuem algo de bom a oferecer em favor do próximo. Vibrar amor, paz, saúde e equilíbrio.

  • Prece de encerramento
Simples e espontânea, agradecendo o amparo dos Benfeitores Espirituais.

  • Após o término da reunião
É importante que a paz seja conservada também após o término da reunião. A conversação no lar,  após o Evangelho, deve ser edificante, iluminada pelo amor e pela prática da compreensão mútua para que o objetivo da reunião seja alcançado.
 

ÁGUA FLUIDIFICADA 

Apesar de sua neutralidade, a água, possui um elevado potencial de absorção de energias e fluidos magnéticos. Com isso, esta água que recebe o nome de “água fluidificada” é transformada em elemento terapêutico, que ao ser inserida, transmite ao organismo recurso benéficos que permite o reequilíbrio: físico, energético e espiritual.

  Allan Kardec, no livro A Gênese, apresenta a seguinte passagem:

“As mais insignificantes substâncias, como a água, por exemplo, podem adquirir qualidades poderosas e efetivas, sob a ação do fluido espiritual ou magnético, ao qual elas servem de veículo, ou, se quiserem, de reservatório.”

A fluidificação é realizada pelos nossos amigos desencarnados do plano espiritual, que irão transmitir sua energia de luz magnetizando a água.

Porém, ela pode ser magnetizada também pelos fluidos dos homens encarnados, assim como ocorre nos passes, é preciso que o indivíduo realize preces para direcionar os fluidos para os recipientes em que está a água.

Esta água que é muito utilizada em tratamentos espirituais ou de doenças corporais devido aos fluidos medicamentosos pode agir diretamente nas células do organismo, diminuindo assim, o processo de oxidação, além de auxiliar na produção das células de defesa e ajudar no transporte de nutrientes.

E ainda, a água fluidificada possui três tipos, são eles:

  • Fluidificação magnética: Diz respeito àquela em que os fluidos medicamentosos são adicionados na água por ação da pessoa encarnada que coloca suas mãos sobre o recipiente e projeto seus próprios fluidos;

  • Fluidificação espiritual: Os espíritos aplicam os fluidos diretamente sobre os recipientes;

  • Fluidificação mista: é a mistura dos fluidos do encarnado junto com os que são trazidos pelos espíritos.