CEVP ☆100 anos

Há 100 anos, Centro Espírita Vicente de Paulo acolhe pessoas vulneráveis: CEVP comemora, nesta quinta-feira (12), um século dedicado a compartilhar a doutrina espírita e a ajudar os necessitados...


Nesta quinta-feira (12), o Centro Espírita Vicente de Paulo (CEVP), localizado na região central de Bauru e um dos mais antigos da cidade, comemora uma data histórica. São 100 anos dedicados a estudar e compartilhar a doutrina espírita, mas também a acolher pessoas que passam por situações de vulnerabilidade, seja material ou emocional. Para marcar o momento, uma palestra especial será realizada por César Esteves Moron, filho de Adriano Celino Moron Mansano (falecido), ambos ex-presidentes da casa e importantes colaboradores do trabalho da instituição.

"Chegamos até aqui pelo nosso engajamento com a sociedade. Nesses 100 anos, muita gente passou e deixou sua contribuição. Então, foi proveitoso para eles e para nós. O sentimento é de que fizemos a coisa certa", define Celso Evangelista, presidente do CEVP e frequentador da casa há 30 anos.

Atualmente, o centro distribui cestas básicas para 40 famílias em situação de vulnerabilidade. "Entregamos arroz, feijão, açúcar, leite, itens essenciais. As pessoas se cadastram no serviço, fazemos uma visita para verificar a necessidade e priorizamos famílias com mais filhos", explica Carlos Cesar Antunes, tesoureiro. A diretoria conta com 25 integrantes.

Outro trabalho que os diretores destacam é o atendimento fraterno, um acolhimento espiritual a pessoas emocionalmente fragilizadas. "Damos ouvido a quem está desestruturado, precisando de amparo. Estamos aqui para acalentar, confortar a pessoa naquele momento e tentar ajudá-la a se reequilibrar. É um apoio, dar conforto para ela seguir em frente. Nossa missão, com base nos ensinamentos de Cristo, é amparar o próximo como se fôssemos nós mesmos", afirma Carlos Cesar Antunes.

EVANGELHO ONLINE

Além das ações filantrópicas, o CEVP realiza, duas vezes por semana, palestras públicas nas quais desenvolve estudos sobre espiritismo, com textos do Evangelho e também obras da codificação espírita, publicadas por Allan Kardec.

Desde a pandemia, contudo, foram obrigados a migrar para o formato digital, a fim de manter os encontros regularmente. Agora, mesmo com a liberação das atividades presenciais, várias palestras continuam sendo feita pela Internet. "Até o nome pegou. É o Evangelho Online, que realizamos todos os domingos. Não tem jeito, veio para ficar", comenta o tesoureiro. Além das palestras, há também as sessões de estudos dos livros da doutrina espírita.