Como estudar o Espiritismo?

 Como começar? 

Por qual obra espírita devemos iniciar nossos estudos do Espiritismo? Qual é o meio mais seguro de entendermos as premissas da filosofia da alma? O que poucas pessoas sabem é que o próprio Allan Kardec, criador do Espiritismo, nos apresentou um roteiro de estudos sobre como estudar suas obras, qual a obra ideal para a iniciação, qual roteiro seguir a fim de extrairmos o máximo sobre como estudar o Espiritismo, doutrina que transforma nossa visão de mundo, de relação entre as pessoas e o nosso entendimento sobre conhecimento.

O que é o Espiritismo?

Segundo Allan Kardec, devemos começar a estudar o Espiritismo pela sua obra “O que é o Espiritismo?”, cuja primeira edição foi publicado em 1859. Esta obra responde já de início à pergunta, título da própria obra, o que é o Espiritismo.

Nesta obra, Kardec apresenta uma visão geral do Espiritismo, os seus princípios fundamentais, o que o Espiritismo aborda, nos seus mais variados temas e aspectos.

Esta obra nos traz uma abordagem mais geral e simples do que seja o Espiritismo, para então depois, ao longo de suas outras obras, aprofundar em cada um de seus itens, conceitos e definições.

Esta brochura, de uma centena de páginas somente, contém sumária exposição dos princípios da Doutrina Espírita, um apanhado geral desta, permitindo ao leitor apreender-lhe o conjunto dentro de um quadro restrito. Em poucas palavras ele lhe percebe o objetivo e pode julgar do seu alcance. Aí se encontram, além disso, respostas às principais questões ou objeções que os novatos se sentem naturalmente propensos a fazer. Esta primeira leitura, que muito pouco tempo consome, é uma introdução que facilita um estudo mais aprofundado. (O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Primeira parte – Noções preliminares > Capítulo III – Do método

Depois de estudar “O que é Espiritismo?”, Kardec sugere a leitura de sua obra “O Livro dos Espíritos”, publicado pela primeira vez em 18 de abril de 1857 (com 501 itens) e depois, reformulada em março de 1860 (com 1.018 itens).

A obra “O Livro dos Espíritos” é dividida em 4 partes. A primeira parte, intitulada “Das Causas Primeiras” será aprofundada na obra chamada “A Gênese”, em 1868.

A segunda parte “Do mundo Espírita ou mundo dos Espíritos”, será aprofundada na obra “O Livro dos Médiuns” (escrito em 1861).

A terceira parte “Das leis morais” foi desenvolvido em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”e para a última parte “Das esperanças e consolações” Kardec escreveu, em 1865, a obra “O céu e o Inferno”.

Contém a doutrina completa, como a ditaram os próprios Espíritos, com toda a sua filosofia e todas as suas consequências morais. É a revelação do destino do homem, a iniciação no conhecimento da natureza dos Espíritos e nos mistérios da vida de além-túmulo. Quem o lê compreende que o Espiritismo objetiva um fim sério, que não constitui frívolo passatempo. (O Livro dos Médiuns ou guia dos médiuns e dos evocadores > Primeira parte – Noções preliminares > Capítulo III – Do método)

Você pode estudar as obras de Kardec, ou obras espíritas, nesta ordem:

  1. “O que é o Espiritismo?”
  2. “O Livro dos Espíritos”
  3. “O Livro dos Médiuns”
  4. “12 volumes | Revista Espírita
  5. A Gênese
  6. “O Evangelho Segundo o Espiritismo”
  7. “O céu e o Inferno”
KARDECPEDIA – Grátis! 
É Kardec explicando Kardec.
CONHEÇA! CADASTRE-SE! ESTUDE!