Valorize seu dia

 É importante pensar na grandeza de Deus ao nos oferecer oportunidades. Oportunidades de viver, oportunidades de amar, de trabalhar, de servir.


Dentre todas essas oportunidades que Deus nos concede, existe a oportunidade de viver pouco a pouco, um ano inteiro, dia por dia. Então, vale a pena pensar como seria importante se aprendêssemos a valorizar cada um dos nossos dias.

Sim, porque cada dia nosso, é como uma conta de um rosário, uma pérola de um colar. Nós vamos juntando. Há dias que são pérolas maiores, pérolas menores, pérolas negras, as mais valiosas. Há dias que são pérolas mal feitas, mal estruturadas, que não deixam de ter valor, porque são pérolas, mas são mal estruturadas.

De tal maneira que, na medida do possível, nós vamos aprendendo a valorizar o nosso dia. E, para valorizar o dia, vale a pena não ter no coração, lixo de mágoas, de ódio, de dissensão, de inveja, embora seja muito natural para a criatura humana, esses sentimentos ruins.

Nós deveremos buscar, pouco a pouco, tirar do nosso dia esse peso morto que se chamam vícios. De todas as maneiras nós devemos valorizar o dia. Levantar-nos pela manhã, e porque não sabemos quais estradas teremos que percorrer, por não sabermos os embates que encontraremos, as dificuldades que iremos enfrentar, por que não dirigir ao nosso Pai Celeste, já de manhãzinha, a nossa prece?

Abrimos os olhos, nos damos conta dos movimentos, estamos vivos no corpo, elevemos a Deus a nossa oração. Basta dizer do fundo da alma: Obrigado, Senhor por mais este dia, e, nos levantamos.

Enquanto nos banhamos, nos higienizamos, enquanto fazemos o nosso desjejum, vamos pensando nas oportunidades que este dia deverá nos ofertar. A bênção da família, a bênção dos amigos, do trabalho, da saúde, a bênção dos aprendizados, da escola, da universidade, tudo quanto constitui material didático na escola de nossa vida, deve ser motivo de nosso agradecimento.

Agradeça a Deus cada manhã, pelas bênçãos que Ele nos dá a cada dia. Então, vale a pena trabalhar com essa unção, com a alegria do primeiro dia. Sempre que nós trabalhamos o primeiro dia em qualquer área, quando chegamos à escola no primeiro dia, quando chegamos em algum lugar no primeiro dia do passeio, nós estamos num entusiasmo, numa alegria, numa euforia...

Mas, também vale a pena ter a responsabilidade, como se cada dia fosse para nós, o último dia. Quando sabemos que é o último dia de algum compromisso que assumimos, queremos dar conta de tudo, preparar os relatórios, deixar tudo pronto. Assumimos que precisamos deixar tudo pronto. Como não sabemos qual é o dia que a Divindade prescreveu para a nossa volta, para o retorno ao Mundo Espiritual, vale a pena viver cada dia, com essa alegria do primeiro dia e com a responsabilidade do último dia.

Dessa maneira nós vamos valorizando cada dia de uma forma diferente, porque cada período que Deus nos dá para viver, cada dia nosso, composto por vinte e quatro horas, nos enseja ocasiões as mais ricas.

Nós vamos encontrar pessoas de todos os matizes. Aqueles indivíduos que são leves, mansos, amigos, cordatos e aqueles que são bravos, os que têm pavios curtos, aqueles que são intolerantes, que não vão tolerar nosso mínimo deslize.

Mas para que a gente saiba lidar com todos eles, com aqueles que são leves e com aqueles que são mais difíceis, é necessário valorizar o nosso dia, não passar recibo para os aborrecimentos.

As pessoas naturalmente têm as suas lutas íntimas, saem de casa sem o cuidado que a gente procurou ter, de orar pela manhã, de se entregar a Deus, de entregar a vida. E elas saem de casa aborrecidas, muitas vezes. Tiveram problemas, dormiram mal à noite.

Cabe a nós, pensando em tudo isso, valorizar a oportunidade. E uma das formas de valorizar a oportunidade no dia é compreender as pessoas, sem exigir para nós qualquer compreensão.

Não significa que tenhamos que ser uma pessoa sem valor, uma pessoa que não se dá importância, mas, a importância que a gente se dará será exatamente saber que nós aprendemos com Jesus, que aprendemos com o Evangelho a compreender as pessoas, valorizando o nosso dia.

Transcrição do Programa Vida e Valores, de número 99, apresentado por Raul Teixeira, sob coordenação da Federação Espírita do Paraná. Programa gravado em agosto de 2007.