A Doutrina e a Filosofia Espírita

A Filosofia Espírita foi colocada por Allan Kardec como forma mantenedora de toda a Doutrina Espírita.
A Doutrina engloba de forma coerente o dogma, os princípios e as leis deste ensinamento, a ser realizado por Doutores; como feito pelo Espírito da Verdade.

Esta Doutrina que contém os Pressupostos, ou seja, postulados, proposições, juízos, conceitos — assim como as formulações lógicas e prováveis — forma com a Gnosiologia, a Axiologia, a Metodologia, a Ética, a Palingenesia e a Fenomenologia, o fundamento instrumental analógico da Filosofia Espírita.

O Livro dos Espíritos contém os Princípios e as Leis Morais, sendo o dogma a Divindade. Nele está o Princípio: ‘amareis o Senhor vosso Deus; amareis vosso próximo como a vós mesmos’. Os Princípios — assim considerados a Justiça e a Liberdade, além do Amor — são basilares e justificam todas as Leis e estão configurados na passagem: “o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.

As Leis Morais compreendem desde a Lei do Trabalho, da Unidade, da do Progresso e da Solidariedade, até outras tantas ainda por nós desconhecidas, como a Lei do Ritmo e da Ordem, da Polaridade; além da própria reencarnação, tida por muitos como uma verdadeira Lei, quando parece mais um mecanismo, pois muitos Espíritos mais evoluídos provavelmente não estão mais sujeitos a ela.

Todo o resto, incluindo as questões relativas ao aborto, à pena de morte, às questões de gênero, a adoção de crianças por casais homoafetivos, a indissolubilidade do casamento, assim como o juízo final, o fim do mundo, as penas eternas, o carma e o destino, as provas e expiações, o futuro do Brasil como pátria do Evangelho e coração do mundo, a predominância das drogas aditivas e da sexolatria, o patriarcalismo e o feminismo, a dissolução da família, a falência das religiões, a descrença na psicologia, e outras questões polêmicas, constituem questões temporais e estão sujeitas a atualizações, e provavelmente “passarão”.

Autor: Sérgio Astolfi

Fonte