PRÉ MOCIDADE é um programa contínuo de orientação Espírita, fundamentado na vivência evangélica, voltado para a transição da infância para a juventude (11 aos 14 anos).

É o elo de integração com o trabalho da Educação Espírita Infantil e a Mocidade Espírita.

As aulas também proporcionam aos jovens momentos de reflexão sobre amizade, família e questões da adolescência. Tem como principal objetivo promover a construção da base religiosa e moral para que o jovem seja um cristão ativo, sentindo-se preparado e fortalecido para a vida em sociedade e para caminhar encarando os desafios da vida com equilíbrio e bom senso


JUVENTUDE representa fase importante para o desenvolvimento do espírito.

Enquanto ser reencarnante em processo de aprimoramento, o jovem trilha caminhos que o convidam, continuamente, ao autoconhecimento e à escolha de atitudes alinhadas aos seus objetivos e ideais, comprometendo-se com uma opção mais consciente de vida. Mediante os desafios da atualidade, a mensagem de Jesus à luz do Espiritismo representa roteiro seguro e convida o jovem, igualmente, a assumir-se como tarefeiro no bem e a colaborar na construção do mundo novo.

A contribuição na seara espírita favorece ao jovem o conhecimento mais aprofundado da Doutrina Espírita e a vivência mais próxima do Movimento Espírita, permitindo unir cabeças, corações e mãos em prol da promoção do bem e da construção da paz.

A criação e o fortalecimento dos laços entre o jovem e a Casa Espírita trazem benefícios para todos:

Para a Casa Espírita e para o Movimento Espírita

Para o Jovem


OPORTUNIDADE NA CASA ESPÍRITA + ORIENTAÇÃO ADEQUADA = TRABALHADOR DO BEM

A necessária OPORTUNIDADE para servir deve sempre acompanhar a imprescindível ORIENTAÇÃO aos jovens tarefeiros, a fim de que se prepararem adequadamente para as atividades que serão abraçadas, respeitando-se a disponibilidade e a área de interesse.

Algumas recomendações, baseadas no documento “Orientação ao Centro Espírita” (CFN/FEB, 2006), poderão auxiliar os dirigentes de Casas Espíritas e os coordenadores da Área de Infância e Juventude:


Conforme nos aponta Emmanuel:

“a juventude pode ser comparada a esperançosa saída de um barco para viagem importante. 

A infânciafoi a preparação, a velhice será a chegada ao porto. Todas as fases requisitam as lições dos marinheiros experientes, aprendendo-se a organizar e a terminar a viagem com o êxito desejável.”

(Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Caminho, Verdade e Vida, FEB)

Trabalhemos, pois, apontando caminhos e caminhando juntos, para que a juventude encontre êxito nessa importante viagem reencarnatória.

Fonte: Federação Espírita Brasileira